Colo do útero na gravidez: por que se mede?

0

A gravidez do primeiro filho pode ser uma viagem obscura rumo ao desconhecido mundo da maternidade. E todo temor que pode permear essa nova fase da vida de um jovem casal, ou ao menos inexperiente casal, pode ser ainda mais angustiante sem a ciência necessária de todo o processo da gravidez e autoconhecimento do corpo feminino e de como ele se comporta. 

Vamos entender o que é o colo do útero e porque é importante que ele seja medido na gravidez. 

O que é o colo do útero?

O órgão reprodutor feminino, o útero, é dividido em corpo e colo. O corpo do útero é sua parte mais interna que fica acima do colo, e o colo acima da vagina. Por estar justamente entre o corpo do útero e a vagina, o colo é o que protege o útero da região da vagina que é mais externa ao corpo da mulher

O que é o colo do útero
Fonte/Reprodução: original

Essa parte é sensível e responsável por produzir um líquido antibacteriano e impedir a entrada de qualquer corpo estranho potencialmente danoso ao resto do corpo.

Qual a função do colo do útero?

A primeira e mais básica função do colo é proteger o interior do útero da área externa ao corpo. O colo do útero produz um líquido que serve para combater corpos estranhos e que podem causar um dano ou doença via canal cervical. Essa capacidade é de suma importância na gestação.

No período fértil da mulher o colo também se dilata e começa uma série de processos para que a entrada do espermatozóide seja facilitada e a mulher consiga engravidar com mais facilidade. A sua mudança de tamanho e formato também ocorrem com as transformações da mulher como menstruação, gestação, idade, etc.

Como funciona na gravidez o colo do útero?

Related Posts
1 De 90

O colo do útero na gravidez se torna muito mais vascularizado. Aumenta de tamanho, de textura e de cor. Sua textura que geralmente pode ser comparada a de uma cartilagem nasal fica muito mais macia como a textura de um lábio e sua cor normal que é rosada se torna mais roxa por conta  da vascularização. 

Na gestação, a parte interna do útero também se fecha e cria uma mucosa protetora que auxilia e é importante na proteção fetal. Quando a mulher entra em trabalho de parto o colo também se dilata e se torna maleável para que o bebê possa passar com facilidade. 

Como pode ser medido o colo do útero?

Medir o colo do útero é algo que pode ser feito pela própria mulher quando não está grávida. Veja como pode ser feita a medição: 

  • Higienize as mãos.
  • Fique em uma posição confortável em que você também possa inserir o dedo em sua vagina. É recomendada a posição vertical.
  • Usando o dedo médio insira o dedo até sentir o colo do teu útero.
  • Agora é só examinar até que ponto o dedo entrou para achar o colo. Se foi uma pequena parte do dedo o colo é baixo, se foi metade, é médio e se foi mais da metade ele é alto.

Para as gestantes não é recomendável que o obstetra faça via exame de toque ou ultrassonografia. 

Qual a importância de medir o colo do útero na gravidez?

Nos anos 90 foi feito um estudo que observou que quanto menor o colo do útero de uma gestante maiores riscos do feto nascer prematuro. Estar preparado para essa realidade é muito importante para a saúde da mãe e do feto e o obstetra deve sempre estar atento e ciente da possibilidade. 

Conhecendo o colo do útero: O que toda mulher deve saber

Mulheres devem estar sempre atentas às mudanças em relação ao útero. Dor na hora do sexo, corrimento em cor ou odor esquisito, sangramentos, coceira, ardência ao urinar desconforto na região pélvica e qualquer outra alteração pode ser um indicídio de problema uterino ou mais propriamente no colo do útero.

O corpo da mulher é complexo e elas devem sempre estar atentas a qualquer tipo de desconforto ou mudanças repentinas.

Deixe um comentário