As etapas em que a cólica ocorre na gravidez: quando se preocupar!
As cólicas podem assustar mamães gestantes, mas saiba que existem etapas da cólicas na gravidez e em alguns casos não há nada com o que se preocupar pois em determinadas etapas as cólicas podem ser absolutamente normais.
Mas no artigo vamos conhecer essas etapas da cólica na gravidez e quando elas podem ser normais e quando devemos realmente começar a nos preocupar.
Etapas da cólica na gravidez: quando começam?
Para as mamães gestantes de primeira viagem uma cólica pode causar um imenso susto. Cólicas geralmente são associadas a algum problema na gestação, até mesmo ao aborto espontâneo, então é normal que haja um imenso susto a sentir essa dor pélvica.
Mas se acalme porque nessa fase há inúmeros fatores que podem levar a cólicas que são parte do processo natural da gravidez.
As etapas da cólica na gravidez começam bem no início da gestação e vão acompanhando a grávida por todo o processo. Reiteramos que as dores são normais, mas caso a mãe se sinta temerosa devido a dores agudas ou muito constantes ela deve procurar um profissional no mesmo instante.
As cólicas na gravidez durante primeiro trimestre
Como dissemos as cólicas na gravidez começam desde o início do processo de gestação, logo nos primeiros meses é provável que a mulher já sinta as primeiras dores e pontadas. Geralmente são leves e bem próximas do abdômen.
Sintomas e causas de cólicas de risco no primeiro trimestre
O corpo de uma mulher muda muito na gestação. Um novo corpo se forma em seu ventre, ocupando espaço e crescendo as vezes de modo repentino. Tudo isso causa algumas modificações no sistema digestivo e urinário da gestante, além de adaptação dos músculos e outros processos naturais do corpo feminino.
Tudo isso são fatores que levam as cólicas, sendo bastante normal as dores pélvicas e abdominais nesse período.
Mas se as dores são muito constantes ou agudas pode significar outros problemas de saúde graves que obrigam a mulher a procurar imediatamente um médico. Entre as causas de riscos que a primeira etapa das cólicas na gravidez está associada estão:
- Infecção urinária;
- Aborto espontâneo;
- Descolamento ovular;
- Gravidez tubária.
Caso desconfie de um desses quadros a mulher deve procurar com urgência seu médico e relatar suas experiências.
Cólicas no 2° trimestre da gestação
Já no segundo trimestre de gestação as cólicas ainda persistem e podem causar desconforto nas mulheres. É tudo natural, então à primeira vista não há motivo para ficar preocupada, mas sim bastante atenta.
Em primeiro lugar no segundo trimestre da gestação a criança já está muito pesada e seu tamanho pode causar bastante desconforto no corpo da mulher causando cólicas. Nesse período também é comum que o corpo tenha contrações se preparando para o parto, então é normal sentir a barriga mais dura em alguns momentos do dia.
Prisão de ventre muito fortes também podem ocorrer nesse período devido ao tamanho, peso e espaço que a criança ocupa em toda a barriga.
Quando exige cuidados?
Mas claro que assim como no período anterior cólicas nesse período de gravidez podem estar ligadas a quadros não muito bons para saúde da mulher e do bebê. Entre eles está o deslocamento da placenta.
Causas e tratamentos da cólica no 3° trimestre da gravidez
Já no terceiro trimestre de gestação as cólicas na gravidez chegam a sua última etapa. Pequenas contrações e prisões de ventre ainda podem acontecer causando algum desconforto. Mas outro motivo clássico desse período é a pressão arterial alterada que costuma aumentar nas gestantes causando desconforto pélvico.
Outro risco novo é o de parto prematuro. Nesse período é comum que dores pélvicas muito fortes indicam que a mulher entrou em trabalho de parto e deve procurar imediatamente seu médico.
O que ajuda a evitar as cólicas comuns da gestação?
Por mais que seja normal, a dor pélvica incomoda muitas gestantes, mas existem algumas dicas que podem diminuir o incômodo. Um deles é atividades físicas bem leves e relaxantes como alongamento ou yoga. Descansar também é ideal quando as dores ficam muito fortes, então tome todos os cuidados necessários para não sofrer com as diferentes etapas da cólica na gravidez.
E claro, toda gestante deve se abster de esforço físico e atividades extenuantes. Não deixe de aproveitar nossas dicas e ficar de olho nas suas dores pélvicas – caso seja gestante – ou das de suas amigas e familiares!