Ciclo menstrual: o que é, principais sintomas e dúvidas

0

O ciclo menstrual é um período onde a mulher expele sangue e um conjunto de outros componentes através do canal vaginal. A presença da menstruação diz muito sobre a saúde da mulher.

Descubra os sintomas e tire as suas principais dúvidas sobre o ciclo menstrual a seguir.

Ciclo menstrual como calcular? 

O ciclo tem início no primeiro dia da sua menstruação, a partir dessa data é contabilizado as etapas e previsão do término. Um ciclo dura em média 28 dias (um ciclo = primeiro dia da menstruação até um dia antes de iniciar a outra), e pode variar para mais ou menos, depende de cada organismo.

Parar calcular o seu ciclo, você precisa saber a data da sua última menstruação, quantos dias durou o sangramento e qual foi a duração do seu ciclo.

Você pode utilizar uma calculadora disponibilizada online ou fazer as contas manualmente. Veja o exemplo a seguir:

Ciclo menstrual como calcular 
Fonte/Reprodução: original

Supondo que o seu ciclo seja regular, que a sua menstruação teve início no dia 6 de janeiro de 2022, teve duração de 4 dias e seu ciclo é de 28 dias.

O seu dia fértil 14 dias após o início da menstruação em um ciclo regular. Então, conte 32 dias a partir de 6 de janeiro, sua próxima menstruação acontecerá no dia 3 de fevereiro e seu dia fértil será dia 16 de fevereiro, e se mantém por 7 dias (até dia 22 de fevereiro).

Em casos de ciclos irregulares, analise a quantidade de dias que os seus ciclos anteriores tiveram, separe o de menor e o maior duração. Suponha que o seu ciclo reduzido foi 24 dias e o mais duradouro 30 dias.

Subtraia 18 do ciclo com menor duração, e 11 do que teve maior duração. Logo, 24 – 18 = 6  e 30 – 11 = 19, isto significa que seu período fértil acontecerá entre o dia 6º e 19º dia do seu ciclo.

É importante marcar no calendário ou ter um aplicativo no celular para anotar a data dos dias de menstruação para identificar em qual dia do ciclo você está, principalmente se não usar método contraceptivo e se pretende engravidar.

O funcionamento do nosso organismo e outros fatores externos podem alterar o ciclo, por isso é importante anotar se houve atraso, antecipação ou algum tipo de mudança. Dessa forma, terá todas as informações para apresentar na consulta com o seu ginecologista. 

O que acontece com o seu corpo durante o ciclo menstrual? 

Durante o ciclo menstrual o corpo sofre muitas alterações e a partir delas são gerados os sintomas. 

Os hormônios estrogênio e progesterona são os principais responsáveis, por alterar o humor, gerar cólicas, retenção de líquido, dor nas mamas, e outros sintomas.

Fases do ciclo menstrual? 

As fases do ciclo menstrual está organizada em 3 fases: fase proliferativa ou folicular, fase ovulatória e fase lútea.

Fase proliferativa ou folicular

Tem início em seu primeiro dia de menstruação e dura em média 10 dias. A hipófise produz o FSH (hormônio foliculoestimulante) que estimula o crescimento e amadurecimento dos folículos ovarianos, também responsável pela secreção de estrogênio.

Após o amadurecimento, os ovários continuam a liberar mais estrogênio para reconstituir o endométrio descamado durante a menstruação e deixá-lo preparado para uma possível gravidez.

Fase ovulatória

A quantidade de estrogênio presente continua aumentando e estimulam a produção de LH (hormônio luteinizante), a qual escolhe o ovócito mais desenvolvido (maduro) e o faz percorrer a caminho das tubas uterinas, e assim ocorre a ovulação.

Esse ovócito tem uma duração de aproximadamente 24 horas após sair do ovário. Caso a mulher tenha relação sexual sem proteção até cinco dias antes da ovulação, pode ocorrer a gravidez. 

Fase lútea ou luteal

Depois da ovulação, o folículo desse ovócito se rompe e estimula a produção de progesterona para ocorrer a formação do corpo lúteo.

Esse hormônio tem a função de preparar a parede do útero para uma possível gestação. Caso aconteça a fecundação, o ovócito fica implantado no útero e começa a ser produzido o HCG, o qual permite o avanço da gestação. Se não houver a fecundação do ovócito, o corpo lúteo involui e ocorre a menstruação novamente. 

Deixe uma resposta