Chá de manjerona para grávidas! Funciona como?

1

O chá de manjerona está sendo cada vez mais consumido por aqueles que buscam cuidar da própria saúde. Esta planta, já tão popular como tempero na Europa e no Oriente Médio, é também um dos principais ingredientes das famosas “Ervas de Provença”, nos últimos anos tem sido considerada um superalimento pelos benefícios que ela supostamente traz para a saúde.

Entre os mencionados benefícios, a planta seria supostamente capaz de aliviar a ansiedade, curar infecções, além de trazer melhorias para o sistema digestivo e o sistema intestinal, mas será que tudo isso é real? Vejamos a seguir.

O que é o chá de manjerona?

Ele nada mais é do que um chá feito com as folhas da manjerona. Essa planta, cujo nome científico é Origanum majorana, é uma erva oriunda da Europa, que possui cheiro forte e sabor levemente adocicado.

O que é o chá de manjerona
Fonte/Reprodução: original

Como mencionado anteriormente, ela é um dos principais ingredientes das “Ervas de Provença”, um tempero muito popular entre a alta gastronomia europeia, além de também ser muito comum em países do Oriente Médio.

Apesar de o nome comum da planta ser semelhante ao do manjericão, a manjerona na realidade é uma planta parente, por assim dizer, do orégano.

Quais benefícios do chá de manjerona no organismo?

A manjerona tem se tornado mais popular devido à quantidade de benefícios promovidos ao corpo, como a manutenção da pressão arterial, efeitos antibacterianos e antimicrobianos, efeito expectorante, alívio do estresse, da ansiedade e do nervosismo, melhoras na saúde do sistema nervoso como um todo, efeito anti-inflamatório, eliminação de gases, entre diversos outros.

Como é feito o chá de manjerona

Este chá é extremamente simples de fazer. Basta colocar vinte gramas de folhas de manjerona em um litro de água, ferver e deixar repousar por aproximadamente quinze ou vinte minutos. Depois, basta coar e está pronto para o consumo. É recomendado que se beba entre três e quatro xícaras do chá diariamente.

Related Posts
1 De 152

Manjerona como tempero

Além do chá, podemos usar essa planta como um tempero para carnes, molhos, sopas e afins.
Por ser uma espécie de parente do orégano, a manjerona pode substituí-lo em alguns pratos, além de poder ser combinada com outras ervas para adicionar ainda mais sabor à sua comida.

Efeitos colaterais e contraindicações do chá de manjerona

Apesar dos benefícios que o chá e que a própria manjerona como tempero pode trazer para a saúde, ela pode trazer alguns colaterais indesejados, como prisão de ventre e dores de cabeça. Vejamos algumas contraindicações do consumo desta planta:
Chá de manjerona na gestação ou amamentação

Efeitos colaterais e contraindicações do chá de manjerona
Fonte/Reprodução: original

O consumo é contraindicado para gestantes, uma vez que o chá pode causar alterações hormonais que podem ocasionar problemas durante a gestação.

Chá de manjerona para o bebê

Ele também é contraindicado para bebês e crianças menores de doze anos, justamente pelas alterações hormonais que ele pode vir a causar.

O chá de manjerona é uma opção saborosa para quem deseja cuidar ainda melhor da própria saúde. Seu excelente sabor e os inúmeros benefícios que ele traz consigo explicam por que tem se tornado cada vez mais popular, tanto na forma de chá quanto na forma de tempero.

Por isso, não perca tempo e faça já o seu chá de manjerona para aproveitar todas as melhorias que ele traz!

Gostou do texto? Continua aqui com a gente e saiba tudo sobre o mundo da maternidade com nossas dicas e artigos!

Mostrar comentários (1)