Cateter nasal de alto fluxo: o que é, benefícios e cuidados
Conhecido como um mecanismo de suporte respiratório, o cateter nasal de alto fluxo não faz uso de máscaras ou outros itens considerados desconfortáveis. A administração do oxigênio é feita de modo não invasivo.
Essa alternativa inovadora aos demais meios de suporte respiratório é muito usada em crianças, especialmente recém-nascidos. Porém, também é empregue em pacientes adultos pós-operados, em desmame ventilatório e com insuficiência respiratória. Com sua utilização, é possível diminuir consideravelmente lesões nasais.
O que é o cateter nasal de alto fluxo?
É um equipamento hospitalar utilizado em pacientes que necessitam de um suporte respiratório menos invasivo. Essa alternativa é muito utilizada em UTIs neonatal, pois não há a necessidade de máscaras, sendo a opção mais confortável para o fornecimento de oxigênio.
O aparelho cateter nasal de alto fluxo tem uma instalação rápida. Ele é feito a partir de uma pronga nasal com circuito que trabalha para oferecer ar úmido e aquecido. Assim, por um blender, ele mistura o ar com oxigênio. É possível realizar a regulagem e controle da concentração de oxigênio e fluxo respiratório para cada necessidade. Com ele, também há um umidificador para que o oxigênio para que aconteça a entrada aos pulmões semelhante ao método natural do corpo.
Qual objetivo do cateter nasal de alto fluxo?
O propósito do equipamento é fornecer oxigênio e ar quente aos pulmões do paciente com um método menos invasivo. Através dele, é possível obter no máximo 60 litros por minuto e até 100% de oxigênio.
Com esses altos fluxos que o aparelho consegue enviar, pode-se constituir uma melhora significativa das vias aéreas e pressão positiva. Com o cateter, também se obtém a diminuição da necessidade de uma possível entubação do paciente.
Quais os benefícios do cateter nasal de alto fluxo?
Com o uso dessa alternativa, é possível diminuir o esforço respiratório do paciente, aprimorar a complacência pulmonar e aumento da oxigenação do corpo por conta da facilidade da eliminação de CO2 que o aparelho promove.
Além disso, com sua utilização, pode-se proteger o paciente de irritações e ressecamento das mucosas que aparecem durante o uso de outros aparelhos. Além desses benefícios, esse eficiente equipamento também é indicado por conta do conforto que proporciona aos pacientes.
Cateter nasal de alto fluxo: cuidados e monitoramento
Para maior segurança, é preciso realizar a demanda de cuidados e monitoramento. Durante sua utilização, as pontas das cânulas devem abranger apenas 50% da área das narinas. Mais que isso, é possível que aconteça obstrução do fluxo que é gerado.
Para que não aconteça problemas com as mucosas, os gases emitidos pelo aparelho devem ser regulados de acordo com a necessidade, devidamente umidificados e aquecidos. Assim, pode-se garantir maior saúde e prevenir ressecamentos.
Todas as unidades equipadas com o cateter nasal de alto fluxo devem conter equipes especializadas no manuseio do instrumento. No decorrer do uso, é preciso que haja profissionais em monitoração do paciente.
Cateter nasal de alto fluxo: para quem é contra indicado ou grupo de risco
Mesmo sendo um equipamento seguro para uso em pacientes e com diversos benefícios, existem algumas contraindicações em determinadas situações. O cateter nasal de alto fluxo não deve ser inserido no paciente que tenha anormalidades em suas vias aéreas, trauma facial e na base do crânio, hipóxia e pneumotórax. Para que a utilização do equipamento seja benéfica ao paciente, é preciso que os profissionais saibam avaliar com experiência cada quadro. Assim, seu uso será seguro e proporcionará um tratamento eficiente.