Bolinhas no mamilo podem aparecer na gravidez?
É perfeitamente comum o aparecimento de bolinhas nos seios ao decorrer de uma gestação, se você notou algumas, não se assuste, toda mulher tem, mas se elas virarem feridas e não cicatrizarem, procure seu médico para evitar algo bem grave.
Quando seu bebê nasce, em alguns casos, pela mãe não saber que não está conseguindo amamentar seu bebê, fazendo com que ele acabe chupando as laterais dos mamilos e não o bico, ocorre vários hematomas por todo o seio e isso, acredite, causa uma dor imensa conforme a mãe continua amamentando, o ideal é usar o próprio leite para a cicatrização e não deixar de amamentar seu filho, esses primeiros dias de amamentação são essenciais na vida do seu maior amor.
Quais mudanças e cuidados necessários com mamilos na gravidez?
Logo que se descobre uma gestação, deve se iniciar os cuidados com os seios para diminuir o desconforto e dor durante o período gestacional e o período em que a mãe vai estar amamentando o bebê, conforme os seios vão crescendo, se torna fundamental um cuidado assim, evita qualquer desconforto futuro ou estrias.
Nesse período os seios vão evoluindo e se modificando, para poderem se preparar, ficam maiores e bem mais pesados, ficam mais escuros e muito sensíveis, por esses motivos, você deve ter muito cuidado com o bem-estar de seus seios.
O que são as bolinhas que surgem em torno da aréola?
Conhecidas como tubérculos Montgomery, essas bolinhas têm a função de manter seus seios bem lubrificados e, são uma proteção na hora de amamentar, servindo como estímulo olfativo para seu bebê.
A gestação vai evoluindo e, essas glândulas se tornam mais visíveis, em todos os casos, aparecem fora de uma gestação. Conforme os mamilos são estimulados, elas ficam bem maiores, mas não se preocupe, é totalmente normal.
Demais mudanças que os mamilos podem ter na gravidez?
Confira as demais mudanças que os mamilos podem ter na gravidez:
Mamilos sensíveis ou doloridos
Conforme os seios aumentam e pesam, é bem comum eles ficarem muito sensíveis e doloridos por conta da produção de leite materno. Essa sensação costuma acontecer por volta da oitava semana de gestação, em alguns casos essas mudanças ocorrem mais tarde, tudo depende do desempenho dos seios.
Auréolas ficando escuras
Devido à vascularização sanguínea nos seios o normal é que as auréolas fiquem escuras, assim como outras partes do corpo também. Essa coloração permanece durante toda a sua gestação e toda a amamentação, voltando ao normal quando o bebê para de mamar.
Surgimento de estrias
Aquele aumento bem rápido dos seios durante a gravidez, causando muita coceira e um grande desconforto, tem a tendência de fazer com que surja estrias. Para evitar isso, você deve sempre passar um óleo nos mamilos, creme para estrias, e evitar ao máximo coçar a região.
O colostro começa a aparecer
Nas últimas semanas ou nos últimos dias de gestação é quando o colostro começa a aparecer, quando a mulher pressiona os seios da maneira correta, conseguirá observar pequenas gotículas de leite no bico dos seios, mas isso é especificamente o colostro, o leite primordial, aquele rico em toda categoria de vitaminas e minerais de que seu bebê recém-nascido precisa.
Prepare bem seus seios antes do nascimento do seu bebê, garanto que será um grande alívio e principalmente, vai evitar um grande desconforto e dor. Faça todos os cuidados possíveis e quando seu filho nascer, o seu maior desafio será a adaptação e não seios muito machucados e doloridos.