Boca amarga pode ser gravidez?
Boca amarga pode ser gravidez ou não? O gosto amargo na boca, também descrito muitas vezes como gosto metálico, pode incomodar bastante quem sente. Algumas pessoas descrevem como se tivessem moedas na boca, de tão amargo que o gosto se torna.
Será que a boca amarga é sinal de gravidez?
Essa sensação de gosto amargo na boca também é chamada de disgeusia. Trata-se de um sintoma comum em várias mulheres durante a gestação, principalmente durante o primeiro trimestre.

Durante a gestação, o corpo sofre uma série de alterações hormonais, onde muitas dessas alterações afetam sentidos como olfato e paladar. Alguns estudos atribuem esse gosto amargo ao aumento das papilas gustativas, que causam essa distorção de sabor dos alimentos.
Além do fator hormonal, o uso de algumas vitaminas e medicamentos durante o pré-natal podem ter como efeito colateral esse gosto ruim na boca.
O que pode ajudar contra a boca amarga na gravidez?
Normalmente, com o fim do primeiro trimestre esse sintoma costuma passar, assim como os enjoos. Mas se está difícil conviver com esse gosto ruim, algumas dicas podem te ajudar:
- Aumentar o consumo de alimentos ácidos;
- Comer coisas geladas como sorvete ou até mesmo gelo;
- Mascar chicletes, de preferência, sem açúcar;
- Beber muita água;
- Usar enxaguante bucal com frequência.
Ainda não existe nenhum tratamento específico para eliminar esse gosto amargo da boca, o que pode ser feito é amenizar a sensação.
Quais são as outras causas da boca amarga?
Além da gravidez, o uso de alguns medicamentos podem causar a boca amarga. Mas também existem outros problemas de saúde que podem ter como característica esse sintoma.
Refluxo
Essa é uma das causas mais comuns da boca amarga. O refluxo acontece quando o conteúdo do estômago chega até o esôfago depois de começar a digestão, que faz com que o ácido chegue até a boca e cause o gosto amargo e, em alguns casos, até mesmo mau cheiro.
Problemas do fígado
Os problemas no fígado como hepatite, cirrose e fígado gordo, podem aumentar o nível de amônia no corpo, o que provoca uma alteração no gosto.
Uso de suplementos vitamínicos
Alguns suplementos com quantidade elevada de substâncias metálicas como zinco, cobre e ferro, podem levar ao surgimento de gosto metálico na boca. Esse é um efeito comum nos suplementos e normalmente aparece quando o corpo absorve completamente esse suplemento
Resfriado e sinusite
Infecções do trato respiratório superior podem causar o gosto amargo na boca. Isso ocorre por conta de substâncias produzidas por bactérias, responsáveis pela infecção.
Cetoacidose diabética
Uma das consequências da diabetes é causar alguns sinais como amargor e ressecamento bucal, sede intensa, mau hálito e confusão mental.
Uso de antibióticos ou antidepressivos
Alguns medicamentos deixam a boca amarga. Isso é comum acontecer com o uso de antibióticos e antidepressivos.
Apesar de normalmente o gosto amargo na boca ser um sintoma que passa após alguns dias ou semanas, se for algo persistente, é necessário acompanhar e investigar com médicos o que pode estar causando o desconforto. Dessa forma, poderá ter o tratamento correto para solucionar o problema.