Bebê soluçando na barriga: por que acontece?
Se você está grávida, em algum momento já sentiu um movimento como se fossem saltos no seu ventre? Saiba que isso nada mais era que o bebê soluçando na barriga! Mas será que esse é um acontecimento normal ou precisa de acompanhamento médico? Hoje vamos te explicar exatamente o que é e porquê isso ocorre, mamãe!
O que faz o bebê soluçar na barriga?
Antes de tudo, precisamos entender o que são os soluços e porque eles acontecem. Soluços são causados por movimentos involuntários do nosso diafragma, eles acontecem como uma contração da musculatura.
Os soluços são uma reação do corpo, completamente normais e esperadas de seres humanos de todas as idades. Nos bebês, os soluços acontecem com mais frequência do que em crianças maiores.
Dentro do útero, os soluços ocorrem como uma resposta fisiológica. Eles podem ser causados por conta da movimentação do líquido amniótico, provocando espasmos, que levam ao soluço. Alguns médicos garantem que esses soluços funcionam como uma preparação para a respiração do bebê após o nascimento.
O soluço do bebê na barriga é comum com quantos meses?
Cada gestação é única, por isso, algumas mulheres sentem o bebê soluçando na barriga mais cedo, antes mesmo de sentir os primeiros movimentos e outras já sentem com a gestação mais avançada.
Normalmente esses soluços começam a aparecer quando os pulmões e o estômago do bebê começam a se desenvolver, entre a 14ª e 20ª semana de gestação.Mas algumas mulheres podem sentir o bebê soluçando na barriga já com a gravidez mais avançada.
O que a mamãe sente quando o bebê soluça na barriga?
A sensação que o bebê soluçando na barriga vai dar, varia de acordo com cada mulher, e é claro, com o tamanho do bebê. Normalmente é um movimento diferente dos que você está acostumada, os soluços se parecem mais com pulinhos dentro da sua barriga.
Algumas mulheres relatam que os soluços ocorrem com mais frequência após se alimentar. Mas a verdade é que eles podem acontecer em qualquer momento do dia (ou até mesmo da noite).
Se você quer acompanhar com mais clareza os soluços do seu bebê, pode se deitar, se concentrar no seu próprio corpo e observar sua barriga.
Quando a gravidez está mais avançada, é possível até mesmo ver a barriga fazendo esse movimento diferente, como saltinhos. Eles tendem a manter um ritmo e durar alguns minutos antes de cessar completamente.
É possível saber a posição do bebê quando ele soluça?
Quanto menores os bebês, mais eles conseguem se movimentar e mudar de posição diversas vezes ao dia. Conforme a gravidez avança, o espaço vai ficando menor e eles tendem a encaixar e se mexer com menos frequência.
Alguns profissionais como enfermeiras obstétricas e doulas, conseguem ter uma noção melhor da posição do bebê dentro do ventre apenas apalpando a barriga da mamãe.
Apesar de ser uma sensação única e por muitas vezes engraçada, não é possível prever a posição do bebê apenas por conta de seus soluços.
Pesquisas: o soluço do bebê na barriga ajuda no desenvolvimento do cérebro
Estudos realizados na Inglaterra comprovam que os soluços dos bebês ainda dentro do ventre das mães têm papel importante no desenvolvimento do cérebro, da respiração e até mesmo do estômago.
Essa contração muscular do diafragma auxilia o cérebro do feto a aprender como realizar o monitoramento dos músculos respiratórios. Dessa forma, após o nascimento, a respiração acontece voluntariamente.
Normalmente, o bebê soluçando na barriga não causa nenhum tipo de dor ou incômodo maior na maioria das mulheres. Caso os soluços do bebê te causem um desconforto muito grande, o aconselhado é controlar a respiração, manter a calma e ficar deitada por alguns minutos.
Por se tratar de um movimento peculiar, algumas mamães conseguem fazer vídeos engraçados do movimento que a barriga realiza. E pode ficar tranquila, esses soluços são parte do desenvolvimento do seu bebê e não causam mal algum!