Barriga de grávida dura ou mole: quais mudanças nos 3 primeiros meses

0

30A barriga de gravidez é dura, devido à expansão do útero para o alojamento e desenvolvimento do bebê. Essa mudança, é notável pela mulher no início da gestação, em torno da sétima semana. Conforme o feto se desenvolve, a barriga vai ficando rígida em algumas regiões e somente na metade da gravidez é que a mulher sentirá sua barriga totalmente dura por alguns segundos.

Alguns fatores podem influenciar no aumento da barriga, como possuir o quadril largo, que por ter uma maior área pode retardar o surgimento da barriga ou fazer com que ela não cresça tanto. Outro fator são os exercícios físicos, pois, os músculos acabam camuflando o crescimento da região.

Em casos em que há a gravidez múltipla ou gestação de gêmeos, a mulher perceberá que sua barriga crescerá mais cedo do que o comum, porém, isso não é uma regra.

É normal que a barriga fique mole ou durante a gravidez?

Nesse sentido, o que causa a rigidez da barriga são as contrações uterinas, que podem acontecer diversas vezes no dia. Essas contrações acorrem de maneira aleatória e geralmente não causam dores, sendo assim, é normal que a barriga da gestante fique mole e dura durante alguns períodos do dia ao longo da gravidez.

É normal que a barriga fique mole ou durante a gravidez?
Fonte/Reprodução: original

Essas contrações são conhecidas como contrações de treinamento ou contações falsas, pois estas tem o intuito de ajudar a preparar para parto. Entretanto, é normal que a gravida não sinta as contrações ou possíveis dores destas.

É essencial atentar-se aos sinais do corpo no final da gravidez também, em situações em que as contrações de treinamento causem muita dor ou ocorram mais de duas vezes por hora, em casos da mulher notar que está em trabalho de parto, o bebê parou de mexer ou houve perda de sangue, é de extrema importância ir até um médico ou obstetra o mais rápido possível.

Quais as mudanças da barriga nas duas primeiras semanas de gravidez? 

Durante os nove meses, o corpo da mulher muda bastante para que o bebê possa se formar. Para as mamães de primeira viagem é comum a ansiedade para que a barriga cresça, mas esta evolução só será perceptível a partir da segunda semana de gestação.

Segunda semana

Na segunda semana, é comum que a barriga fique inchada juntamente com os seios por conta da expansão do útero. É a partir disso que a barriga começa a crescer e ficar cada vez mais arredondada. Por todo o primeiro semestre se tratar do estágio inicial, é considerado o período mais tranquilo e onde a barriga não impede a execução das atividades. 

Quais as principais mudanças na barriga no segundo mês de gravidez?

O período da gravidez, é dividido em trimestres por conta das características específicas de cada um em preparação para o parto.

Segundo mês

É a partir do segundo mês, que começa a ficar visível o arredondamento da barriga, mas é somente no 4º mês que ela começa a ganhar destaque, possibilitando também sentir os primeiros movimentos do bebê. Nesse sentido, entre as 14 e as 26 semanas é quando a barriga aumentará de tamanho e os seios começarão a produzir o leite materno.

É nesse tempo que a barriga começa a incomodar pelo seu tamanho, peso e alguns incômodos.

Atente-se sempre ao seu corpo, vá ao médico com frequência para realizar os exames necessários, para ficar tudo bem contigo e com o bebê.

Deixe uma resposta