Durante a gravidez, é comum ouvir diversos tipos de conceitos, mitos e até superstições. Apesar de muitas serem absurdas, sempre causam aquele medo de acontecer algo, principalmente se a afirmação afirmar sobre a saúde do feto.
Um mito bastante recorrente é que mulheres obesas são incapazes de engravidar. Saiba que a informação é falsa, porém tem um pingo de verdade, já que as mulheres acima do peso possuem maior dificuldade em gerar um feto, mas a forma que a informação é passada assusta. Por isso, vamos conferir um panorama do que precisa saber da relação entre o excesso de peso e a gravidez.
Qual é o peso ideal para engravidar?
Primeiramente, não existe um peso específico para a mulher engravidar, tudo varia de pessoa para pessoa. O que vamos utilizar é o IMC (Índice de Massa Corporal), que é o cálculo do peso dividido pela altura da mulher em questão.
Conforme o Ministério da Saúde, o resultado do cálculo indica que as pessoas se encontram nos seguintes conceitos: 18,5 para as que têm baixo peso. Entre 18,5 e 20 para as que possuem peso adequado. Entre 25 e 30 para as que possuem sobrepeso. Por fim, IMC maior que 30 indica obesidade.
A partir desses números, a ciência afirma que o IMC mais seguro observado para as gestantes é o que está entre 20 e 24, já que atende todas as necessidades equilibradas. Entretanto, não precisa de preocupação caso esteja um pouco abaixo ou um pouco acima, é necessário que a mulher consulte seu médico para que os números sejam adaptados a ela.
Peso dificulta engravidar? Porque o peso interfere para engravidar?
Vários são os fatores que classificam a qualidade de uma gravidez, mas o peso é uma das essenciais e os dois extremos são prejudiciais. Para o excesso de peso, o maior perigo mora na grande quantidade de hormônios pelos tecidos adiposos, com um destaque para o estrogênio.
O efeito do excesso da presença desse hormônio é justamente a diminuição da eficiência da ovulação, o que impede a mulher de engravidar. Além disso, o excesso de peso pode causar complicações na saúde da mulher e na do feto, caso ela já esteja grávida.
Mulheres acima do peso sempre correm risco durante a gravidez?
Inicialmente, saiba que é normal haver ganho de peso durante a gravidez, pois muitos processos são realizados no organismo da mulher. Logo, não é necessário pânico caso se observe uma subida de peso, ou mesmo se não houver alteração nos primeiros meses de gestação.
Entretanto, é sempre bom manter aquela faixa de IMC citada acima, pois os riscos são reduzidos de haver complicações como hipertensão e outros problemas comuns da obesidade. Caso o excesso de peso seja genético, é necessário ter mais cautela ainda, com acompanhamento de médicos sempre que possível.
É possível engravidar abaixo do peso?
Não é impossível, mas assim como o sobrepeso atrapalha, o baixo peso também dificulta as chances da mulher gerar um feto. Isso acontece porque o baixo teor de gordura dificulta a produção dos hormônios necessários para o organismo feminino gerar e manter o feto em desenvolvimento.
Por isso, recomenda-se para as pessoas com baixo peso que consultem os especialistas para que uma dieta equilibrada seja montada para fornecer todas as condições para a mulher manter a formação do feto. Caso a mulher seja bastante atlética, recomenda-se que modere a intensidade dos exercícios.
Com isso, chegamos ao fim. Espera-se que tudo sobre a interferência do peso na gravidez tenha se esclarecido e que agora você saiba a importância de manter um padrão saudável. Se gostou, compartilhe para ajudar na divulgação das informações e para mais conteúdos relacionados, continue a ver os posts do site.