Aumentar o consumo de cálcio pode te ajudar a engravidar?

0

Na hora de planejar uma gravidez, o consumo de cálcio pode ser um excelente aliado para uma gestação saudável. Assim como ele, diversas vitaminas e minerais também auxiliam nesse momento, mas ele é simplesmente indispensável.

Quer saber se o consumo de cálcio ajuda a engravidar? Desvendamos tudo sobre isso a seguir.

Como o consumo de cálcio pode ajudar a engravidar?

Na verdade, o consumo do leite e seus derivados estão ligados à fertilidade não necessariamente pelo cálcio. O responsável por ajudar na fertilidade nesse caso é a absorção lenta do leite, que ajuda na globulina, uma proteína fundamental que ajuda no transporte dos hormônios que estão ligados à fertilidade da mulher.

Como o consumo de cálcio pode ajudar a engravidar

Fonte/Reprodução: original

Em quais alimentos é encontrado o cálcio?

O consumo de cálcio pode ser realizado através de diversos alimentos diferentes. Normalmente ligamos o cálcio apenas ao leite, mas ele também é encontrado em outros alimentos, como por exemplo:

Tofu

Esse é um alimento extremamente rico em cálcio que a maioria das pessoas nem imagina. Além do cálcio, ele também tem proteínas, fósforo e magnésio e um outro ponto positivo, é que conta com poucas calorias. Pode ser preparado de diversas formas diferentes e é super saboroso.

Brócolis

Quando cru, o brócolis tem uma grande concentração desse mineral. Porém não deve ser consumido dessa forma, a melhor maneira de aproveitar o máximo da sua composição, é preparando o brócolis no vapor.

Grão de bico

Related Posts
1 De 94

Além de muito gostoso e diversas formas de ser preparado, o grão de bico também conta com muito cálcio em sua composição. Mais um ponto positivo dele, é que ajuda no fluxo intestinal, ideal para as gestantes.

Gergelim

Essa é uma semente que muita gente não dá nada, porém é extremamente poderosa e riquíssima em cálcio. Pode ser consumida não só em pães, mas também em saladas e até mesmo sopas.

Leite e seus derivados

Apesar de levar toda fama do cálcio, o leite e seus derivados nem contém as maiores concentrações. Mas também são fundamentais para o organismo e pode ser encontrado de várias formas como queijos e iogurtes.

Importância do cálcio na gestação

O cálcio tem forte ligação no fortalecimento dos nossos ossos. E quando falamos em gestantes, ele é ainda mais poderoso. O cálcio atua diretamente na formação do feto, ajudando na formação da coluna e fortalecendo todos os ossos em geral. Além disso, ele também tem grande importância na regularização dos batimentos e na coagulação do sangue.

Importância do cálcio na gestação
Fonte/Reprodução: original

Já na mamãe, o cálcio consegue manter os ossos firmes, mantendo os dentes saudáveis evitando problemas comuns na gestação como as cáries. Também ajuda a deixar as unhas fortes e evitar incômodos como as caimbras.

Problemas da fala de cálcio na gestação

O baixo consumo de cálcio na gestação pode causar alguns problemas de saúde. O maior deles é o risco de parto prematuro e principalmente da pré-eclâmpsia, causada pela elevação da pressão arterial. Esses são problemas graves que podem ser minimizados com o consumo de cálcio adequado.

Esse nível de cálcio mais baixo pode deixar pessoas de todas as idades mais suscetíveis a quedas e fraturas, além de causar formigamentos, câimbras e até mesmo quadros convulsivos.

Apesar do consumo de cálcio não ajudar a engravidar, ele é indispensável para um bom desenvolvimento do bebê e de uma gestação e partos saudáveis. Então inclua sempre o cálcio na sua alimentação e aproveite para preparar deliciosas receitas.

Deixe um comentário