Aspirador nasal em bebê: como utilizá-lo?
Utilizar aspirador nasal em bebê é um verdadeiro tabu dentre as mães de primeira viagem. Muitos mitos sobre esse assunto tiram o sono das mamães, por isso, resolvemos desmitificar esse assunto para que você possa fazer a limpeza nasal do seu bebê de forma correta.
Saber como utilizar o aspirador nasal em bebê é muito importante para evitar infeções e melhorar a respiração do pequeno.
Hoje em dia existem técnicas para realizar o aspirador nasal em bebê sem que cause desconforto, vamos falar mais sobre as técnicas, posições e ferramentas que você precisa para fazer a limpeza nasal da forma correta.
Para que é utilizado o aspirador nasal em bebê?
O aspirador nasal em bebê é utilizado para desentupir as narinas quando o acumulo de secreção está em maior quantidade que o normal. Mas você sabia que além dessa função esse método também previne infecções e doenças?
Ao usar o aspirador nasal em bebê de forma correta, você garante que sua criança fique saudável, o que diminui os casos de gripe além de proporcionar sonos mais prolongados.
Mas cuidado, ao utilizar o aspirador nasal em bebê de forma errada, você pode causar grandes incômodos em seu pequeno. Além de ferir as narinas, a criança pode ficar com trauma do equipamento, isso deixará essa atividade ainda mais difícil de ser realizada.
Com qual idade é indicado o aspirador nasal em bebê?
O aspirador nasal em bebê já pode ser utilizado a partir do primeiro mês de vida do seu neném. Recomendamos que faça uma limpeza a cada 15 dias, mas em caso de gripe você pode se intensificar.
Utilize o soro com menor teor de salinidade para recém-nascido que você encontrar na sua região, e lembre-se que as vias respiratórias do seu bebê estão em desenvolvimento, portanto, são bem frágeis.
Quais cuidados e como utilizar o aspirador nasal em bebê?
Para começar a utilizar o aspirador nasal em bebê, primeiro você precisa posicioná-lo encostado em uma almofada, nunca faça essa limpeza com seu bebê na horizontal, isso causará desconforto. Faça uma limpeza do seu aspirador antes de começar a aspiração, e certifique-se que não tem poeira no equipamento, pois um equipamento sujo pode desencadear uma série de alergias em seu bebê.
Tome muito cuidado com a pressão do seu aspirador nasal, ao contrário que muitos pensam, não precisa muita sucção para limpar as narinas de seu bebê. Manter o equipamento na potência máxima em crianças recém-nascidas pode ferir suas vias respiratórias.
Como escolher o aspirador nasal ideal para o bebê?
Escolher o aspirador nasal para seu bebê não é tão difícil quanto você imagina. De acordo com a idade da sua criança, você encontra equipamentos adequados em diferentes lojas, mas fique atento qualidade do equipamento, verifique se é de material resistente e não esqueça de verificar se possui o selo do INMETRO.
Para recém-nascidos, o equipamento será menor, a válvula de sucção tem que medir um tamanho aproximado a uma seringa de 2 ml. Para bebês com 2 ou 3 meses, o tamanho tem que ser de 3 ml a 5 ml. Ficar atento a isso é muito importante, pois se o aspirador for muito grande, pode machucar a narina do seu bebê. O aspirador nasal em bebê é muito importante para manter seu pequeno calmo e protegido contra alguns corpos externos, agora que você viu as melhores dicas, não deixe de comentar o que achou, vamos adorar interagir com você!