Arroto na gravidez é algo normal?

1

Sabemos que em toda gestação, o corpo da mulher passa por diversas alterações hormonais, com isso alguns sintomas podem aparecer ao passar do tempo, um deles pode ser o arroto na gravidez.

Os hormônios provocam uma digestão mais lenta nesse período, e podem gerar até mesmo uma prisão de ventre, provocando o aumento de gases que podem ser liberados em forma de pum ou arrotos, então sim, é super normal.

Alguns hábitos podem te ajudar a minimizar o arroto na gravidez, separamos algumas dicas que podem te auxiliar nesse momento.

O que é o arroto na gravidez?

Como dito acima, o arroto na gravidez é uma forma de escape de gases. Embora seja algo natural, pode gerar um certo desconforto principalmente quando feitos em público, mesmo assim, não se sinta culpada, seu corpo está passando por mudanças para abrigar seu bebê.

O que é o arroto na gravidez

Fonte/Reprodução: original

Em qual período é comum o arroto na gravidez?

O arroto na gravidez pode aparecer já nos primeiros meses de gestão, podendo ser considerado até mesmo um sintoma de que você está grávida.

O que ajuda a causar o arroto na gravidez?

Durante a gravidez o nível do hormônio progesterona aumenta no corpo e com isso os músculos relaxam, inclusive no aparelho digestivo, o que acaba diminuindo consideravelmente a digestão, essa diminuição faz com que os gases se acumulem, e o corpo reage colocando eles para fora em forma de pum e arrotos.

Related Posts
1 De 14

Alguns hábitos podem ajudar a causar o arroto na gravidez, como por exemplo: a alimentação ruim, fazer refeições com pressa (pois a mastigação deve ser feita com calma), a falta de água e noites de sono mal dormidas.

Como evitar ou minimizar o arroto na gravidez?

Embora não haja uma forma de acabar com o arroto na gravidez, é possível minimizar a sua frequência, veja algumas dicas abaixo:

Evite alimentos que aumentam gases: Pois é, alguns alimentos quando consumidos acabam auxiliando o aumento de gases como: feijão, brócolis, repolho, aspargos, couve, couve flor e cebolas. Algumas frutas também entram na lista como a melancia, maçã, manga, ameixa e pêssego.

Diminua os intervalos entre refeições: Quanto mais demoramos a comer, mais comida colocamos no prato, então o ideal é que faça pequenas refeições durante o dia, se alimentando mais vezes. Isso porque o prato cheio pode causar a sensação de inchaço.

Como evitar ou minimizar o arroto na gravidez
Fonte/Reprodução: original

Beba leite e muita água: Beber um copo de leite pode minimizar e aliviar os gases, e água como líquido além de hidratar ajuda na digestão que neste momento está lenta, o ideal é aumentar o seu consumo de água diário para cerca de 2,5 litros por dia.

Fuja de bebidas com gás: refrigerantes, água tônica ou qualquer bebida gasosa como o próprio nome já sugere, possuem gases que vão te dar mais gases, então.. evite!

Tenha uma rotina saudável: Praticar exercícios regularmente, fazer ioga, caminhada, ter uma boa noite de sono também podem ajudar a regular os gases.

Caso os arrotos sejam acompanhados de dor abdominal ou cólicas, procure seu médico pois pode ser sintoma de algo mais grave. O arroto na gravidez é normal e sem dor.

Agora você já sabe que o arroto na gravidez é normal e o que fazer para minimizá-lo, aplicando as dicas corretamente esse desconforto pode ser controlado. Mais uma vez, não se culpe por eles, é apenas uma das mudanças que seu corpo está passando para gerar, e isso vai passar!

Mostrar comentários (1)