Acupuntura ajuda na fertilidade? Entenda como funciona!
Será que a acupuntura ajuda na fertilidade? Muitas mulheres que enfrentam dificuldades para engravidar buscam tratamentos alternativos para aumentar suas chances de sucesso de uma gravidez.
Conheça como a acupuntura ajuda na fertilidade e como deve ser realizada.
A Acupuntura ajuda na fertilidade?
Em 2011, a Sociedade Brasileira de Reprodução Humana reconheceu que a acupuntura ajuda na fertilidade. Comprovado por diversos trabalhos científicos e estudos, essa técnica deve ser realizada como uma terapia complementar na infertilidade.
Inclusive, quando falamos em clínicas de reprodução assistida, a acupuntura já é utilizada em diversas delas no Brasil. Além de ter sido reconhecida pela Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, a técnica também foi reconhecida como uma especialidade médica. A acupuntura é um método terapêutico de origem chinesa, que segundo a OMS, a acupuntura pode ajudar no tratamento de mais de 200 doenças e sintomas, inclusive na infertilidade.
Para que serve a acupuntura?
A acupuntura pode te ajudar em muitas doenças e serve como alívio de diversos sintomas diferentes. No geral, a técnica utilizando agulhas consegue estimular as terminações nervosas que temos na pele e outros tecidos.
Assim, consegue enviar mensagens ao nosso cérebro que, como resposta, desencadeia muitos efeitos no nosso corpo. Com essa técnica você consegue diminuir dores, além de ter ação anti-inflamatória.
Como funciona a acupuntura na fertilidade?
A acupuntura ajuda na fertilidade de algumas formas diferentes, como por exemplo:
Aumento do fluxo sanguíneo
Por conta da dilatação dos vasos sanguíneos causada pelas agulhas, essa vasodilatação ajuda a aumentar a oxigenação e transporte dos nutrientes. Como ela consegue melhorar esse fluxo de sangue nos ovários, também consegue melhorar a qualidade dos óvulos, perfeito para mulheres com baixa resposta ovariana.
Reduz a ansiedade
Lidar com a infertilidade causa muita ansiedade e a acupuntura também pode te auxiliar nesse ponto. O relaxamento já vem logo após a primeira sessão e é intensificado conforme as sessões vão acontecendo.
Modulação hormonal
A acupuntura ajuda na fertilidade também pela sua ação no hipotálamo, melhorando a ovulação de mulheres com SOP. Também ajuda muito no tratamento da fertilização in vitro.
Cronograma de tratamento
Para funcionar corretamente, as sessões de acupuntura devem ser feitas na frequência correta. É necessário que seu médico esteja ciente que você irá utilizar a acupuntura para auxiliar na gravidez. Seu médico, junto com o profissional que irá realizar a técnica, vão definir o cronograma correto a ser seguido com as sessões.
Mas no geral, para mulheres que desejam engravidar naturalmente, fazer as sessões uma vez por semana já costuma ser o suficiente.
Taxa de sucesso
A taxa de sucesso em uma gravidez após a acupuntura chega a ser entre 15 e 20%. Por isso, a técnica tem sido amplamente utilizada em clínicas de reprodução e indicada por médicos no mundo todo.
Benefícios da acupuntura na fertilidade
Homens e mulheres podem se beneficiar da acupuntura como suporte da fertilidade. É claro que os benefícios são diferentes entre cada um deles, então confira um pouco sobre o que a acupuntura pode fazer na fertilidade de homens e mulheres.
Benefícios para os homens
Nos homens, a acupuntura ajuda na fertilidade pois consegue melhorar a qualidade e a quantidade de espermatozoides no esperma. Além disso, a acupuntura também consegue fazer com que esses espermatozoides se movam de uma maneira mais adequada, aumentando as chances de gravidez.
Benefícios para as mulheres
Para as mulheres, o aumento da circulação sanguínea, que ajuda consideravelmente na produção de bons óvulos. Seus benefícios de relaxamento e modulação hormonal também são excelentes pontos ao usar a acupuntura na fertilidade de mulheres.
A acupuntura pode ser feita na gravidez?
As grávidas também podem fazer acupuntura, mas é preciso ter muito cuidado com o período da gestação e onde as agulhas serão aplicadas. A acupuntura em gestantes pode ajudar a relaxar, aliviar dores causadas pela gravidez e até mesmo induzir o parto.
Mas quando feita sem cuidado ou sem saber que está grávida, pode causar graves problemas e até mesmo gerar um aborto.
Quando é contraindicada a acupuntura?
A contraindicação da acupuntura é no caso de pessoas que tenham doenças hemorrágicas ou até mesmo que tenham alergia ao metal da agulha. Mas por precaução, é sempre indicado que o médico que faz o seu acompanhamento saiba da acupuntura e recomende a melhor forma de fazê-la. Que a acupuntura ajuda na fertilidade de homens e mulheres, não há dúvidas. Mas ela jamais deve substituir o tratamento médico tradicional e sim ser utilizada para complementá-lo, sempre visando aumentar as chances de uma gravidez saudável.