A Pílula anticoncepcional atrasa ou não a menstruação?
O uso do anticoncepcional é muito comum entre as mulheres que desejam prevenir uma gravidez indesejada. Mas também ajudam a controlar alguns distúrbios hormonais e espinhas, por exemplo.
Uma grande dúvida do público feminino é se a pílula anticoncepcional atrasa a menstruação ou não. Fique atenta as próximas informações para descobrir a verdade!
Método contraceptivo: o que são as pílulas anticoncepcionais?
São pílulas produzidas com hormônios sintéticos (estrogênio e progesterona) com o intuito de evitar uma gravidez. Elas variam em relação à combinação dos hormônios, podem ter só estrógeno ou só progestágenos, como também uma combinação entre os dois.
Os três tipos de pílula são:
- a pílula monofásica, a qual possui os dois hormônios na mesma quantidade. Deve ser tomada no primeiro dia que ocorre a menstruação, seguir a cartela e depois fazer a pausa de 7 dias.
- Minipílula, utilizada por lactantes em fase de amamentação que desejam prevenir uma nova gravidez.
- Pílula multifásica, combina os hormônios em diferentes doses em conformidade com a fase que o ciclo se encontra. Costuma provocar menos efeitos adversos.
Antes de escolher a sua, faça os exames de rotina e peça a indicação de um especialista.
Para quem não é indicado as pílulas anticoncepcionais?
Não é indicado para mulheres que possuem ou têm pré-disposição a ter doenças, como: trombose, AVC, hiperlipidemia congênita, diabetes dependente de insulina, câncer em órgãos dependentes de hormônios, doenças cardiovasculares, doenças hepáticas, fumantes e Lúpus eritematoso sistêmico.
Há outros fatores que podem influenciar no uso da pílula anticoncepcional, então consulte um médico para dar o suporte necessário e indicar a melhor opção para você.
Como funcionam as pílulas anticoncepcionais no organismo?
As pílulas anticoncepcionais inibem o período fértil, impedindo que a ovulação aconteça. Dessa forma, não é possível que o ovócito seja penetrado pelo espermatozoide e gere uma gravidez.
Se for tomada de maneira incorreta pode causar o atraso da menstruação ou até mesmo ocasionar uma possível gestação caso haja relação sexual nesse período. O mais adequado é associar a pílula a outro método contraceptivo para garantir.
Alguns medicamentos também interferem na eficácia desse método contraceptivo, os mais conhecidos são anti-inflamatórios, anti-fúngicos, antirretrovirais, teofilina, barbitúricos, midazolam, anticonvulsivantes e outros.
Quais outros fatores podem causar o atraso menstrual?
Nosso organismo busca a homeostasia, que significa manter o equilíbrio geral. Porém, muitos fatores internos e externos acabam influenciando na menstruação, tais como:
- Exercícios intensos em quantidade excessiva;
- Dieta restritivas com déficit em nutrientes;
- Estresse
- Medicamentos
- Síndrome do ovário policístico
- Distúrbios tireoidianos
- Pílula do dia seguinte
Viu como um atraso menstrual não significa apenas gravidez? Analise primeiro quais são as possibilidades antes de cogitar essa hipótese.
Pílulas anticoncepcionais podem controlar o período menstrual?
Sim. Ao tomar o anticoncepcional os hormônios sintéticos presentes nela impedem o ciclo natural da menstruação a qual é formada por três estágios (folicular, ovulatória e lútea).
A pílula inibe a ovulação, impedindo o corpo de seguir para próxima fase.
Mas fique atenta, se ocorrer alguma resposta inesperada do seu organismo comunique o seu médico e verifique se há necessidade de trocar a marca da pílula.
É possível impedir a menstruação de descer ao tomar pílulas anticoncepcionais?
Sim. Há dois tipos de cartelas de anticoncepcionais, a de 21 dias com pausa de 7 dias para descer a menstruação e a de 28 dias que emenda uma cartela na outra, impedindo que a menstruação aconteça.
Mulheres com endometriose e outros problemas no sistema reprodutor que interferem na qualidade de vida da paciente, o ginecologista pode indicar o uso de anticoncepcional contínuo a fim de minimizar os sintomas.