8 semanas de gravidez: o que esperar?
É normal ouvirmos as gestantes, os profissionais da saúde e muitas outras pessoas classificando e dividindo a gestação em semanas. Isso se dá pelo fato de que a cada semana, um marco diferente no desenvolvimento do feto é classificado, assim, para saber o que está acontecendo naquele momento, são divididas em semanas.
Assim, é esperado que a cada semana, o feto esteja em determinada etapa do desenvolvimento e apresenta características específicas daquele estágio. Com essa divisão, é possível também realizar o acompanhamento da gestação e verificar se existe algo fora do padrão de normalidade.
A 8° semana representa um pequeno marco no desenvolvimento fetal e na gestação, pois o corpo da mulher também já começa a dar sinais mais evidentes da gravidez. Confira abaixo as características dessa semana.
Como está o bebê após 8 semanas de gravidez
A 8° semana corresponde ao final do segundo mês de gestação. Nesse momento se tem o começo da formação dos membros superiores e inferiores (braços e pernas), também se deu início a formação de sua face, ele já contém língua, os olhos estão em desenvolvimento, a mandíbula está em processo de fundição para formar toda a boca e o nariz também já foi desenvolvido.
Também nesta semana, o bebê continua com sua cabeça maior que o corpo, e apresenta desproporcionalidade, no qual, só se estabelecerá, com o crescimento do restante do corpo.
Qual o tamanho e peso do bebê de 8 semanas
Nessa altura, o embrião ainda está bem pequeno e mede de 12 a 13 mm e ao final da semana ele pode medir cerca de 19 mm. Seu peso é cerca de 0,7g. Pode parecer pouco, mas as primeiras características maternas, já se tornarão mais visíveis.
Como fica a mamãe na 8° semana de gravidez
Algumas mães podem ter problemas de pele e também acne. É normal sentir aversão alguns cheiros, por estar mais sensível, o que leva a enjoos. O cansaço é uma característica muito presente nessa fase também.
O aumento dos hormônios no corpo leva a sensibilidade das mamas e também ao escurecimento de áreas como virilhas, axilas, mamilos e as aréolas dos seios. A gestante pode sentir a sua cintura começar a expandir, isso devido ao aumento do tamanho do útero, que se encontra o dobro do tamanho habitual.
Gravidez: que sintomas são mais comuns com 8 semanas
A gestante pode se apresentar mais sensível a diversos fatores, principalmente cheiro. Tem a presença de náuseas com maior ocorrência, oscilações no humor, algumas gestantes relatam maior brilho no cabelo, sonolência e sensação de azia ou queimação no estômago.
8 semanas de gravidez: quais cuidados e exames realizar
Ter uma alimentação saudável é fundamental não só nessa semana, mas durante toda a gravidez, para que se tenha energia, pois, são dois corpos a se alimentar. Alimentos devem ser ricos em ferro e vitaminas.
Deve ser evitada as bebidas alcoólicas e também o tabagismo, pois esses contêm substâncias que podem afetar negativamente o desenvolvimento do feto.
É interessante serem evitadas as atividades físicas de forma mais intensa, para não gerar impacto ao feto.
É também necessária a hidratação constante para evitar a desidratação e se necessário, o médico pode solicitar o consumo de suplementos, para evitar a deficiência de sais minerais, vitaminas e proteínas.
Nessa semana, pode ser realizada uma ultrassonografia, para verificar se a gestação está a acontecer realmente no útero e também verificar se é uma gestação de gêmeos.
Já posso saber sexo do bebê com 8 semanas
Apenas pelo exame de ultrassom, é impossível identificar o sexo do bebê nesse momento. Pois ele ainda se apresenta muito pequeno e em desenvolvimento dos seus órgãos. Porém, existe um exame de sexagem fetal que é capaz de identificar fragmentos do cromossomo Y presentes no sangue da gestante. Assim é possível saber o sexo do bebê antes da 14° semana.