8 Dicas para você escolher a melhor maternidade

0

Escolher a melhor maternidade é uma questão que deve ser considerada com toda atenção, pois é onde o parto se realiza. Afinal, um parto representa o fim de uma jornada, a gestação, e o começo de outra, a vida de mãe. 

É importante que as primeiras horas desta transição aconteçam em um local agradável, onde as memórias feitas ficarão para a história de toda a família. Além disso, essa jornada só aconteceu em primeiro lugar porque um bebê está para chegar. Logo, é de suma importância pensar no conforto da criança.

Ao pensar um pouco mais sobre o assunto, fica claro que escolher a maternidade é quase tão importante quanto procurar um bom obstetra, com uma boa equipe. 

Veja a seguir quando é o momento de começar a pesquisar as maternidades, além de dicas importantes para realizar essa escolha e fazer o parto em um lugar tranquilo, que a deixará à vontade e segura.

Quando se preocupar com a escolha da maternidade?

O momento de começar a pesquisar a melhor maternidade pode ser em meio a gravidez. O ideal é cinco meses. É possível fazer uma visita marcada e verificar pessoalmente as instalações e o quarto onde a mãe fica. Por isso a antecedência é recomendada, pois, algumas maternidades possuem lista de espera para visitas que dura até dois meses.

Quando se preocupar com a escolha da maternidade?
Fonte/Reprodução: original

Talvez, você seja o tipo de mãe que já pensa no último passo da gestação assim que tem a notícia do bebê. Por outro lado, em meio aos exames, enxoval, chá de bebê e a correia em geral, pode ser que o assunto da maternidade fique em segundo plano.

Evite fazer isso com pressa. É o local onde você terá o seu bebê, então empregue energia nisso, mas faça aos poucos para se poupar de muitas andanças e cansaço desnecessário.

8 Dicas para escolher a melhor maternidade

Além de começar a pensar na maternidade, é importante agir até encontrar a que seja perfeita para você. Mas, como fazer isso? Confira as dicas a seguir para fazer sua escolha com segurança e apenas aguardar até a chegada do bebê.

Visite várias maternidades

Comece por uma busca na internet e faça uma lista com as maternidades de sua cidade. Ao longo da gestação, especialmente do quinto mês em diante, visite uma por uma e anote tudo o que você achou bom ou ruim. Depois compare as maternidades em prós e contras até chegar aquela com o placar vencedor. 

Um dos critérios para sua avaliação é seu próprio gosto e conforto pessoal.

Veja as informações do convênio

Antes de eleger a melhor maternidade, cheque antes se ela pertence ao seu convênio. Aproveite para verificar quais serviços de maternidade possuem cobertura e quais são pagos. Coisas como exames de rotina e até mesmo alimentação podem ser pagas, a depender da cobertura do plano.

Procure saber dos plantonistas

Mesmo que o parto seja planejado e tenha data e horário certos, nem sempre o bebê nasce na hora combinada. Pode ser que ele queira nascer em um horário fora do atendimento normal. Logo, a melhor maternidade é aquela que tem plantonistas, de forma que você será atendida não importa o horário de entrada no hospital.

Confira se a maternidade tem UTI adulto e neonatal

Por mais que nenhuma mãe espere uma complicação do parto, eventualidades podem acontecer. Portanto, busque uma maternidade que tenha cuidado intensivo tanto para a mãe quanto para o bebê.

Veja se a maternidade é acreditada

Você já conhece esse termo? Uma maternidade acreditada é a que recebeu um certificado de qualidade. Esse certificado é dado por empresas que avaliam o ambiente hospitalar, como a estrutura e o trabalho dos funcionários.

Conte com referências

Converse com amigos ou familiares que tiveram filhos recentemente. Busque saber como foi a experiência dessas mães na maternidade. Inclua isso como um critério de sua lista. Esses relatos podem te ajudar a decidir entre uma maternidade e outra.

Descubra se há opções de partos

Nem todas as maternidades fazem, por exemplo, parto humanizado. É importante saber de antemão se o local providencia e é orientado nesse tipo de serviço.

Receba conselhos do seu médico

Quem melhor para falar sobre a qualidade das maternidades do que o seu próprio obstetra? Como profissional da área, que realiza partos diariamente, ele com certeza está familiarizado com o andamento desses locais e poderá te ajudar a escolher a melhor maternidade possível. 

Deixe uma resposta