38° semanas de gravidez: o que esperar e quais cuidados ter

1

Ei mamãe, se você está por aqui, é porque completou ou está prestes a completar 38 semanas de gravidez! Esse é o começo do terceiro trimestre de gestação e o parto se torna uma realidade cada vez mais próxima. É um momento de muita ansiedade e que requer alguns cuidados e atenções especiais. Hoje, falaremos um pouco mais sobre esse período.

Como está o organismo da mulher com 38 semanas de gestação?

Nas 38 semanas de gravidez, a barriga pode se tornar um pouco mais pesada, causando dificuldade em encontrar uma posição confortável para dormir. Nesse momento, muitas mamães optam por travesseiros próprios para gestação, que ajudam a acomodar a barriga e deixar a noite de sono mais confortável. Esse peso extra na barriga pode pressionar a bexiga, causando vontade de fazer xixi com mais frequência.

Quais os sintomas na 38° semana de gravidez?

Durante esse período da gravidez, algumas mulheres podem relatar sintomas incômodos como inchaços dos pés, pernas, mãos e até mesmo do rosto. Mas a maior queixa nessa altura da gravidez é a ansiedade e o medo que envolve o parto e o pós parto. Para ajudar nisso, busque sempre conversar com seu médico e nunca deixe nenhuma dúvida ou angústia para trás. Compartilhe sempre!

38° semana de gravidez: como está o bebê na barriga

Nessas 38 semanas de gravidez o bebê já cresceu e ganhou peso. Além disso, seus órgãos estão completamente desenvolvidos e posicionados em seus lugares corretos. O último órgão a amadurecer completamente é o pulmão e ele só funciona de fato logo após o parto.

38° semana de gravidez como está o bebê na barriga
Fonte/Reprodução: original

Quanto maior o bebê, menos espaço ele tem para se movimentar. Por isso, das 38 semanas de gravidez em diante pode ser que o bebê se mova cada vez menos e não há nada de errado nisso. Porém, se o bebê não se mexer por mais de 12 horas seguidas, é bom consultar o seu obstetra para uma avaliação melhor.

O bebê está pronto para nascer com 38 semanas de gravidez?

As 38 semanas de gravidez são o início do nono mês de gestação. Apesar o parto estar próximo, não significa que o bebê vá nascer nesse momento. A maioria dos bebês nascem até às 40 semanas, mas algumas mulheres conseguem levar a gestação até às 42 semanas sem nenhum prejuízo à saúde do bebê. 

Related Posts
1 De 90

Se a gravidez evolui normalmente e a mamãe e o bebê estão prontos, ele pode nascer tranquilamente de 38 semanas e completamente saudável.

Quais sintomas comuns que indicam proximidade do parto?

Nesse momento da gravidez, alguns sintomas são bem característicos e ajudam a preparar o seu corpo para o parto, como por exemplo:

Tampão mucoso

O tampão mucoso funciona como realmente uma tampa entre a bolsa amniótica e a vagina. Conforme a gestação se aproxima do fim e o colo do útero começa a dilatar, a mulher pode começar a perder esse tampão mucoso. Não necessariamente isso indica que o parto está próximo, uma vez que essa dilatação pode começar até 15 dias antes do parto acontecer de fato.

Hora do treino

A maioria das mamães tem medo das contrações. Mas antes delas começarem para valer, o corpo da mulher deixa tudo preparado com as chamadas contrações de treinamento. Ao contrário das contrações “de verdade”, as de treinamento não causam dor. 

O que é a barriga dura durante a 38° semana de gravidez?

As contrações de treinamento são as responsáveis por deixar a barriga rígida e são bem características durante esse momento da gestação. Elas deixam a barriga bem dura por alguns minutos e param logo em seguida. Quanto mais próximo do parto, mais frequentes e mais dolorosas essas contrações podem se tornar. O importante é monitorar o tempo entre essas contrações, se elas causam dor ou se começam a entrar em um ritmo.

Dores nas costas com 38 semanas de gravidez é sinal do parto próximo?

A dor nas costas é uma queixa comum nessa fase e é causada pelo peso da barriga e pela mudança da postura da mulher. Embora algumas mulheres possam sentir uma cólica que dá essa sensação de dor nas costas. É bom ficar atenta a esse sintoma e sempre compartilhar com seu obstetra.

Está chegando a hora, mamãe! Já deixe a mala da maternidade pronta, bebê conforto no carro e não deixe de realizar o acompanhamento e últimos exames na frequência correta. Vai dar tudo certo e desejamos um bom parto!

Mostrar comentários (1)